quarta-feira, 22 de junho de 2011

Feijoada Light da Mamãe

Domingão normalmente é um dia em que eu e o maridon almoçamos na casa de uma das nossas mamães sabe como é né gente, muita saudade hohoho.
Domingo passado foi dia de almoçar na casa da minha, com direito a uma feijuca delícia, a qual tomei nota para compartilhar a receita com vocês.
Não é uma receita tão simples, mas para uma almocinho mais elaborado vale muito a pena.



Ingredientes para 6 pessoas que estão com muito apetite:

200 grs de carne seca
200 grs de lombinho
500 grs de costelinha
500 grs de feijão preto
1 fio de azeite
6 dentes de alho amassados
200 grs de bacon
1 linguiça calabresa grande
1 paio
salsinha e cebolinha a gosto

Preparo:

1º passo: No dia anterior, coloque o feijão de molho, corte as carnes em cubos (menos a lingüiça, o paio e o bacon), lave bem lavadas – se possível em água quente – e coloque em uma vasilha coberta com água na geladeira.

2º passo: No dia seguinte, escorra a água, lave as carnes novamente e afervente por cerca de 10 min. Esse processo irá formar uma “espuma” de gordura, portanto, não basta somente escorrer a água, você tem que retirar essa “espuma” com uma espumadeira e, em seguida, retirar as carnes. Lave novamente – se possível em água quente. 

3º passo: Em uma panela de pressão, junte as carnes, o feijão que você deixou de molho (junte inclusive a água do molho do feijão), verifique a quantidade de água, ela deve estar pelo menos 5 dedos acima das carnes. Deixei ferver por cerca de 20 min sem tampar. Após isso, feche a panela e deixe na pressão por mais 10 min.

4º passo: Enquanto as carnes e o feijão cozinham, em outra panela, acrescente um fio de azeite e frite o alho junto com o bacon, quando estiverem bem fritinhos, coloque a linguiça e o paio cortado em rodelas e frite tudo junto.

5º passo: Depois que estiver tudo fritinho, junte na panela de pressão com as carnes e o feijão, acrescente salsinha e cebolinha a gosto e deixe ferver um pouco mais para que tudo pegue o gosto.
Verifique o sal (mesmo com todo o processo de aferventar e lavar as carnes, às vezes o sal já está suficiente, então nem precisa colocar mais) e, se necessário, acrescente mais água.
Sirva com arroz, farofa e couve refogadinha.

Dicas:

1 – O tempo de cozimento é aproximado, depende da potência de cada fogão e da sua panela também.
2 – Se você tem medo ou não sabe usar a panela de pressão, não vai ficar sem feijoada, pode fazer na panela normal. Porém, o tempo de cozimento será maior e atente-se para que a água não seque.
3 – Essa feijoada, apesar de ter bacon, costelinha, paio, linguiça é considerada light porque não tem pé, orelha e os outros ingredientes que algumas pessoas gostam, e esse processo de lavar e aferventar as carnes, além de dessalgar, também retira toda a gordura.

Bom apetite!

Beijos,

Claudinha

0 comentários:

Postar um comentário

Dúvidas? Eu te respondo!